Não importa onde estamos, numa mesa de bar ou no divã do analista, nossa mente nunca para e nossos medos e desejos nunca nos abandonam. Nem por um instante nos separamos do que realmente somos e, por mais difícil que seja, não controlamos cem por cento nossas atitudes. Se Freud, após 40 anos de estudo da mente humana, continuou com várias dúvidas sobre o ser humano, quem sou eu ou você para julgar as “crises histéricas” da melhor amiga? Só Freud explica!?!
Coisas simples que todos vivemos,pensamos,sentimos e nem sempre conseguimos partilhar. Assuntos, temas, extraídos da minha experiência clínica e do meu cotidiano. Em alguns você pensará: tô fora... Em outros: tô dentro...

quarta-feira, 7 de julho de 2010

PINK GLOVE DANCE


Fiquei sabendo que uma amiga, linda, jovem de 34 anos, se submeteu a uma cirurgia para a retirada de um "nódulo" de sua mama. Os médicos estavam preocupados com o que tinham visto nos exames de imagem e com o resultado anátamo-patológico: positivo para CA. Cirurgia marcada de urgência! C. não queria que soubéssemos, e essa atitude é muito comum por razões várias que, nesse momento, não interessam. Pois não é que quando abriram, aquilo que lhes preocupavam sobremaneira, lá não mais se encontrava? Quantas vezes ouvi o contrário: abriu e fechou por não ter mais o que fazer! Como nada acontece por acaso mesmo, recebi essa msg e resolvi postá-la. Como já escrevi anteriormente, independente de ter ou não algum familiar, amigo, enfrentando essa "maledita" doença, devemos propagar o que existe de tratamento, atendimento, alimentação, dignidade para enfrentar as batalhas. C. sente, mais do que sabe que, todos nós,  oramos não só por ela, mas por todas as mulheres e homens desse planeta, que enfrentam com raça, guerreiramente, essas batalhas, na GUERRA contra o câncer. Outra coisa: se vocês ainda não assistiram, sugiro que aluguem um filme (baseado na história real do Dr. Dennis Slamon e no livro Her-2!, ) de nome "Uma chance para viver" (Living Proof). Sinopse: Harry Conning Jr, (PS Eu Te Amo) estrela o papel principal e em um momento especial de sua carreira. Ele vive o Dr. Slamon, que após 12 longos anos de pesquisas e muitos testes, vê o uso de Herceptin, um tratamento revolucionário contra o câncer de mama aprovado para salvar vidas. Apesar desse vídeo ser de novembro de 2009, nunca é tarde... É divertido, e a causa é séria. Vejam! O clip mostra o pessoal do St. Vicente Medical Center (Providence, Oregon, USA) dançando para a conscienciatização do câncer de mama. Eles vão receber uma grande doação da empresa que produz as luvas cor de rosa, quando o vídeo no YouTube for visto milhões de vezes. O hospital fez esse clip com pessoal do seu staff e alguns pacientes. Assim vai receber uma determinada quantia, dependendo do número de visualizações. Quantia essa que se destina exclusivamente à obtenção de fundos para a pesquisa e tratamento do câncer da mama.

( Dedico essa postagem a todos os meus pacientes, familiares, amigos, conhecidos ou não, que enfretaram e enfrentam, nos quatro cantos desse planeta, essa GUERRA. A vocês, que me ensinaram e continuam a fazer, o meu OBRIAGADA e AMOR eterno. AMO VOCÊS DE VIVERRR!!!)

11 comentários:

  1. Ai amiga que fantástico! Aonde tem tanta tristeza levar toda essa alegria da cura,puxa vida,ri muito e no final chorei de emoção! Adorei! Montão de bjs e abraços

    ResponderExcluir
  2. Na nossa vida encontramos de tudo e a coragem existe bem lá no fundo escondida.
    Existem esses pequenos milagres que nos fazem pensar e amar mais ainda a vida e os amigos que lutam connosco.
    Valeu o testemunho e a lição.

    ResponderExcluir
  3. Eu sei o que é isso: já tirei um câncer de mama com posterior recidiva na mesma mama, o que resultou numa mastectomia radical. Tive sorte: em mim também procuraram e nada mais encontraram. Mas, ainda sou considerada portadora pois não se passaram 5 anos. Você sabe disso, mas o pessoal que te segue pode se beneficiar com esta informação: alimentação sóbria e variada, exercício físico e uma atitude positiva diante da vida contam muito na luta contra essa doença. Lá no meu blog falo disso o tempo todo, não é? Gostaria de usar seu espaço e a oportunidade para divulgar um site, www.cancerdemama.com.br Quem for lá e clicar na campanha da mamografia gratuita, estará oportunizando às mulheres sem recurso financeiro a chance de realizar uma mamografia digital. Eu visito o site todos os dias, religiosamente, várias vezes ao dia - um detalhe: após cada meia hora você pode dar outro clic. Vamos ajudar, né Rê querida? Beijos
    http://noticiasdacozinha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Eu de novo. Realmente o Herceptin - trastuzumabe é o nome do princípio ativo do medicamento - é uma droga potente (um inibidor de 'aromatase') que traz esperança às mulheres jovens portadoras de Ca invasivo. É um remédio caro, mas a Secretaria de Saúde do Estado é obrigada a disponibilizar para quem não possui recursos. Amei o vídeo! Um toque: 'aromatase' é uma substância presente na carne bovina quando assada, ou frita, ou grelhada. Melhor evitar ou reduzir o consumo. Beijos de novo.

    ResponderExcluir
  5. Super tudo esse video Rê!!!Uma contribuição tão pequena e que ajuda tanto ....que todos vejam e repassem....Saudades...
    Bjs
    Zu

    ResponderExcluir
  6. Puxa que lição de vida, que coisa mais linda, divertida e emocionante.
    Bjos de luz!

    ResponderExcluir
  7. Divertido,uma lição de vida.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  8. Carlos, mininu-poeta, amado!
    Você tem alguma dúvida??? rsrs
    Beijuuss n.c.

    Elaine, amada!
    É assim... lição atrás de lição...dor/alegria...luta/super-ação todos os dias!
    Beijuuss n.c.

    Ângela, iluminada, amada!
    Sinto sua generosidade, amor, ao se desnudar e expor aqui (para meus amados), sua(s) batalha(s)e tudo que aprendeu e continua a aprender com suas "pesquisas" e descobertas, sem deixar a peteca cair!´Assim, além de todos poderem conhecer sua cozinha maravilhosa, poderão sentir que MULHER GUERREIRA, amada minha, és! Já assistiu o filme? Eu não sabia que já tínhamos a medicação aqui, e agradeço a mais essa colaboração. Quanto ao site www.cancerdemama.com.br já faço "uso" da época que foi divulgado, e como sempre disse e digo a todas as minhas amigas: repassamos tantas coisas pela internet que não demora um segundo dar uma "clicada" rapidinha lá. Aliás, que fique claro: os HOMENS também não só podem, como devem fazê-lo, até pq o câncer de mama tb os atinge!
    Beijuuss n.c.

    Zu, amada!
    Se todos nós fizermos um cadim só, todos os dias, ajudamos tantos que nem fazemos idéia! Mesmo quando temos uma santa imaginação rsrs.
    Beijuuss n.c.

    Sandra, engordativa de minha alma, amada!
    Além de uma lição de vida, nos ensina que com um cadim de imaginação, generosidade e AMOR, podemos provocar grandes mudanças e ajudar muiiiito!
    Beijuuss n.c.

    Manuel, poeta, amado!
    Não é necessário perdermos o humor na guerra... ele torna tudo mais leve, né?
    Beijuuss n.c.

    ResponderExcluir
  9. Muito lindo isso, Regina. Bacana quando um tanto de gente se une num objetivo, e principalmente quando o objetivo em questão é tão gratificante, levar alegria e amor a quem mais está precisando.

    Abraços apertados, beijoquinhas rosadas.
    Cuide-se, moça!

    ResponderExcluir
  10. Luis, amado!
    É isso, nem imaginamos de onde vem tanta coragem...como vc disse: está bem escondidinha e quando é preciso, ela surge forte nos unindo.
    Beijuuss n.c.

    Milene, pétala, amada!
    O velho e batido ditado: "a união faz a força" é realmente uma grande verdade! Mais que levar alegria e amor a quem precisa é sermos efetivos na ESPERANÇA. Tô na lida diária do cuidar-me (e nem faz idéia como tem sido esses últimos tempos) e por isso já peço desculpas por não estar tão presente no seu e em tantos outros espaços que adoro visitar e me alimentar. OBRIAGADA por seu carinho, amizade e amor genuínos.
    Beijuuss n.c.

    ResponderExcluir

Passou por aqui? Deixa um recado. É tão bom saber se gostou, ou não...o que pensa, o que vc lembra...enfim, sua contribuição!