Não importa onde estamos, numa mesa de bar ou no divã do analista, nossa mente nunca para e nossos medos e desejos nunca nos abandonam. Nem por um instante nos separamos do que realmente somos e, por mais difícil que seja, não controlamos cem por cento nossas atitudes. Se Freud, após 40 anos de estudo da mente humana, continuou com várias dúvidas sobre o ser humano, quem sou eu ou você para julgar as “crises histéricas” da melhor amiga? Só Freud explica!?!
Coisas simples que todos vivemos,pensamos,sentimos e nem sempre conseguimos partilhar. Assuntos, temas, extraídos da minha experiência clínica e do meu cotidiano. Em alguns você pensará: tô fora... Em outros: tô dentro...

terça-feira, 13 de julho de 2010

SÓ UM TELEFONEMA

Era sexta-feira e ao tirar o celular do bolso para atendê-lo, se desfez em minhas mãos. Não, não me perguntem como aconteceu, pois não saberei contar-lhes. Os que me conhecem e acompanham meu blog, há algum tempo, já sabe quem e como sou diante dessas modernidades todas. Diante desse aparelhinho então, sempre pergunto na operadora – quando me está “ofertando” modelito fashion, no up da onda, lançamento – depois de ouvir todos os recursos disponíveis: ele faz ligação? Eu vou receber os telefonemas? Para mim é o que basta!
Tive que trocá-lo. Depois de gastar todas àquelas horas esperando pelo atendimento e ouvindo tudo que o tal aparelho, top de linha, oferecia, quis saber do básico. Se com ele estarei conectada a web, posso tirar não sei quantas fotografias, que tem não sei quantos gigas, que abaixa e guarda uma quantidade enorme de músicas, que tem comando por voz, que tem bluetooth, que liga no carro sei lá de que jeito, quero saber não. Chego à casa munida de uma caixa com trezentos e um manuais para ler, acessórios e nem sei mais o quê. Fui fazer uma ligação e o bendito estava travado. Quem travou? Eu não fui! Pego dos 301, o manual resumido e olho os sinais, aperto, desaperto e nada dele destravar.
 Lembrei que um dos meus sobrinhos, há meses, tinha o tal modelito e penso: resolvido o problema, ligo para ele e assistência técnica imediata receberei! Mas qual é o telefone dele? Está na agenda do celular! Não sei de memória, nem o dele nem de ninguém mais... Todos e tudo arquivado no chip do antigo celular. Não é assim? Com apenas um toque temos o celular, o fone residencial, comercial, email, endereço, página na web, etc. e tal? TAQUEOSPARIU!!! Quero minha agenda de papel... Quero voltar aos tempos antigos quando, todos, só tinham telefone residencial e comercial. Tudo arquivado no chip da nossa memória e que falávamos do que realmente importava, do que fazia a vida ser simples e gostosa de ser vivida: Como vai você? E as crianças? Estou ligando para te convidar... Vovó foi internada! Esse final de semana a turma vai se reunir na casa de... Dá para levar um tira-gosto? Você pode me dar uma carona para o casamento? Você vai à festa de 15 anos da...? É festa a rigor ou passeio completo? Você tem uma bolsa para me emprestar? Você vai ao aeroporto buscar nosso amigo? Mamãe já avisou que, nesse domingo, tem canjica temperada!
Ah, quanta saudade... Tá legal, eu sei, não precisa me dizer que esses tempos, mais que modernos, facilitaram em muitas coisas nossas vidas e até já salvaram tantas outras. Que se não fossem por eles, não os teria conhecido, nem vocês a mim. Mas eu só queria dar um simples telefonema!

15 comentários:

  1. Amadaaaa!!!!

    Nada como começar o dia com uma boa gargalhada!
    Isso já aconteceu comigo, viu? ...rssss... "entonces" passei a anotar os números da velha e boa agenda de papel, coisa antiga, mas garantida!

    ADOREI o cartaz do celular sem sinal...rssss

    Beijos

    Lia

    Blog Reticências...

    ResponderExcluir
  2. Ótimo, Regina!
    Ótimo!
    É muito bom começar o dia lendo este seu texto tão cheio de verdade e de humor...
    Grata pelos bons momentos que me proporcionou.
    Enorme abraço!

    P.S. Muito me alegrou sua visita...

    ResponderExcluir
  3. Ah Rê!
    Até nisso a gente se parece!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Menina em menos de um ano troquei quatro vezes meu cel...
    E a agenda sempre se perdendo uma porcaria..
    Mas fazer o que neh?
    Precisamos dele.
    Bjos achocolatados

    ResponderExcluir
  5. Modernidades...dia desses pensei nisso...eu tb uso telefone pra me comunicar, não pra jogar, ouvir música, e blábláblá...

    Rê, vc já experimentou por o chip em outro aparelho, e assim, só por luxo, abrir a agenda??...rsrsrs...fiz isso e tive que procurar o contato como "sobrenome". Explico: salvei assim, por exemplo: Regina Consultório...vc e mais umas 80 terapeutas, ok?...bem, vc não aparece no R, mas no T...Terapeuta, Regina...invertido, simplesmente. Até aí, beleza, mas eu procuro o nome da pessoa - muitas vezes o sobrenome a gente põe pra diferenciar as "Anas", os "Marcos", certo?? - nunca vou achar quem quero pelo sobrenome, se só sei o nome...e depois do Terapeuta tem o Rozenbaum...cadê a Regina??? (se tô com pressa, 'pobrema' meu!!) Ah! cadê meu aparelho velho, de quem sou tão intima???...buáááá...rsrs

    Bjos, queridona!!

    ResponderExcluir
  6. Genteeee seu bloooooog é tdo de bom...poxa vidaaaa coisa boa.... gostei mto...Parabéns, e acho que vc vai ser essencial pra dar uma ajudinha pra mim, postei algo no Diário...vc pode passar por lá e me deixar uma opinião?

    http://diarioonlyne.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Cansei-me de ser moderno. Quero ser eterno ...

    Hihihihihi.
    Beijinho.

    ResponderExcluir
  8. Olá amiga Regina!

    Sabe que concordo???!!!
    Às vezes (muitas)tanta tecnologia complica a nossa vida.
    Como se diz por cá, eu tenho um "tijolo", nada moderno, quero lá saber...não vou fazer show off com o bendito celular.
    Há limites para tudo, para vaidades supérfulas também, eu acho.

    Depois, viu? quanto mais moderno pior.
    o meu primeiro era em melhor do que o segundo e por aí fora.
    Não duvide!

    Não sou velha nem arcaica, nem bota de elástico, nada disso. Prefiro coisas funcionais e prácticas, mas voltar a agenda e carregá-la para todo lado, também é drástico demais, não acha?

    Isso foi desabafo mesmo :))))

    Beijinhos

    Na casa do Rau

    ResponderExcluir
  9. Olá,Regina!
    Obrigada por seus comentários e atenção com nosso blog! Eu li, e como sempre aprrendi e gostei de todos!
    Desculpe-me pelo "sumiço", pois envolvido com as coisas do niver blog e mais a vida real, tava meio enrolado, mas num esqueci de ocê, não!
    Falando dos posts, este de celular tens toda razão, pois são duzentas mil funções que nunca iremos usar, não tem nenhuma serventia, a não ser aumentar o preço! Pra que celular 3G pra quem só põe créditos de dez ou cinco reais de três em três meses, ou muitas vezes nem isso? Adorei o "taqueospariu", posso usar?
    Quanto aos mandamentos, gostei de quase todos, mas a foto do gato querendo serrar o computador, é tudo que'u quero fazer com o meu!
    "Conversando que a Gente se Entende", essa frase é perfeita e por si só, diz tudo! Não lembro exatamente onde ou que filme ou seriado assisti, em que uma família faziam quase o mesmo proposto pela escola, porém o deles foi por obrigação, pois ficaram algumas horas sem energia e tiveram que, sem televisão, conversarem uns com os outros. Em algumas poucas horas, descobriram mais sobre si mesmos do que em anos!
    Bjs!
    Rike.

    ResponderExcluir
  10. Querida Rê, não se preocupe: celulares são assim mesmo, têm vida própria. E morte também. rsrsrsrs
    Logo, logo você se habitua com essa maquininha nova, que só falta falar - ops! não falta, fala! - e daqui a mais alguns dias você já terá se apaixonado por ele perdidamente e dirá 'como é que eu pude viver tanto tempo sem você, baby...' Celulares, definitivamente, têm vida própria. Pense: que nova engenhoca virá e quando? Oh, dúvida cruel... rsrsrs Beijos

    ResponderExcluir
  11. Amadaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa minina,curadora de blens blens como jo,como estás???uma sôdade porreta docê uai!folgo em te ver de bom humor e jocosa sendo,embora percebo tristeza em peito teu,qualque probrema,talkme,please,juro que consulta não cobrarei!

    te amo pessoa linda de couer du moi

    bezu girassolico,de mel untado

    smaaaaackkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    aff!quase sufoquei!
    na próxima encarnação,voce não me escapa!

    ResponderExcluir
  12. Excelente artigo... Minha mãe odeia celular... Hoje em dia o celular ta quase um computador de bolso... O meu é quase isso... Até televisão tem... Pode?
    Mas é assim mesmo...

    Bjuxxx linda...

    ResponderExcluir
  13. Lia, amada!
    É o que pretendo fazer de agora em diante...vai dar um trabalho danado, mas assim será!
    Beijuuss n.c.

    Zélia, amada!
    Precisamos mesmo de uma boa pitada de humor, senão não damos conta de todos os "temperos" diários da vida...
    Beijuuss n.c.

    Fatinha, amada!
    Então temos mais essa afinidade? Bão dimaiiisss!
    Beijuuss n.c.

    Sandra, engordativa de minha alma, amada!
    Nem me fale como nos habituamos com esse aparelhinho... e euzinha a penar prá "acostumar" com o novo modelito!|Afff....
    Beijuuss n.c.

    Denise, moça linda de viverrrr, amada!
    Obriagada pelas dicas, e vou tentar arrumar um "personal cel" para me ajudar rsrs.
    Beijuuss n.c.

    Cris, seja muito bem-vinda! Com um tempinho passo lá prá lhe conhecer (ando apertada de costura rsrs). Volte sempre que quiser, o Divã é grande e sempre cabe, com muito carinho, mais um!
    Beijuuss n.c.

    Manuel, poeta, amado!
    Eterna até que não quero nauuuummmm, só voltar um cadim nos velhos tempos rsrs.
    Beijuuss n.c.

    Ná, amada!
    Até que não vou sair carregando minha nova/antiga agenda de papel, mas que vou mantê-la atualizada para quando e se isso ocorrer novamente, ah lá isso vou! Adorei sua visita!!!
    Beijuuss n.c.

    Rike, mininu, amado!
    Que bom ter notícias suas... Nada contra o Gustavo rsrs mas fiquei preocupada com seu sumiço e não tava disposta a brincar de "ONDE ESTÁ RIKE?"rsrs Pode usar o TAQUEOSPARIU como,e quando quiser e valer prá desabafar... É, pelo menos, mais bunitim né?rsrs A prosa, a conversa que brincam dizendo: "vamos sair e jogar conversa fora"... eu digo "vamos sair e jogar conversa dentro"!!! Por mais solta, descompromissada que seja a prosa, sempre carrego dentro de mim algo. Adorei sua visita!
    Beijuuss n.c.

    Ângela, iluminada, amada!
    Para eu me "apaixonar" por esse novo baby, vai demorar um cadim... você é testemunha ocular rsrs Além disso vou ter que aprender, talvez com meu sobrinho-neto rsrs, a usar as duas mãos com aquela rapidez de quem aos 04 aninhos joga de um tudo... inclusive manusear um baby desses!!!rsrs Ontem foi TUDODEBOM.COM.BR!!!
    Beijuuss n.c.

    Ricarrrrrdo, amado!!!
    Como você lê a alma da gente...Tô aqui pensando que és FREUD/LACAN e CIA.Ltda a própria encarnação!!! Tumém carregando dentro de si um sol que brilha e ilumina tantos e todos...afff...guento nauuuuummmm! E aqui, é nessa encarnação messsmo que ainda hei de conhecê-lo e xará minha... Isso é que é "fixação" em Rainhas, o que resto é bobice rsrs.
    Beijuusss, alegres por sua visita, n.c.

    Carlos, mininu-poeta, amado!
    Pode!!!!! Hoje, percebo, que tudo pooooode rsrs Odiar quiném sua mamis, euzinha não odeio nauuummm, mas que tenho preguiiiiiiça, ah isso tenho. Só quero falar... do resto eu tô dispensando. Pode até ser que, um dia, pago língua rsrs.
    Beijuuss n.c.

    ResponderExcluir
  14. Nussa, Rê! Que peleja com o bixin! rsrsrs Eu adoro essas coisas novas, tou sempre de olho comprido nas vitrines das lojas. Mas acaba que só compro mesmo quando o outro que já me acompanhava não dá mais conta do recado. Além de ser a favor da natureza, sou muito a favor do meu bolso!
    Quanto ao desafio dos 10 dias sem o pc... vou nem! Fico aflita se ficar um dia só sem internet! TV eu nem ligo, mas internet é todo santo dia!

    Beijin!

    ResponderExcluir
  15. Thica, minina, amada!
    Bota peleja nisso... Sabe, às vezes, fico pensando que, até pouquíssimo tempo atrás, vivíamos sem celular, pc, GPS, sem um montão dessas modernidades... e vivíamos. Claro que, todas elas, nos trouxeram facilidades inimimagináveis, mas que continuaríamos a viver sem elas, ah isso continuaríamos... Tudo bem, minina amada, eu sei que prá vc, que é de uma geração nascida com chip instalado seria um cadim mais difícil rsrs.
    Beijuuss n.c.

    ResponderExcluir

Passou por aqui? Deixa um recado. É tão bom saber se gostou, ou não...o que pensa, o que vc lembra...enfim, sua contribuição!